Português Brasil English

Refusão de Alumínio


Ibrap Vista Aérea

Processo Produtivo


O processo de refusão de alumínio inicia-se na área de sucatas, onde os materiais são selecionados de acordo com a liga a ser produzida, para assim alimentarem o carregador que irá abastecer o forno de fusão.

Operando a temperaturas elevadas e a cima dos 660°C, o forno irá realizar a fusão do alumínio, passando-o do estado sólido para líquido, também sendo separado das impurezas, onde seguirá para ser filtrado e corrigido, conforme a liga que se esta produzindo.

Nesta fase, os elementos de liga são adicionados em função das necessidades detectadas através de análises da composição química do material, realizadas em laboratório com o auxilio de equipamentos específicos.

Após isso, o alumínio líquido já com a sua composição química corrigida, caracterizando a liga escolhida, segue para a fase de desgaseificação, onde o hidrogênio que consta no alumínio é retirado, seguindo para o processo de vazamento.

Nesta etapa, o metal líquido será resfriado, passando para o estado sólido na forma de tarugos, de acordo com o diâmetro do molde que foi escolhido. Por fim, os tarugos são levados para o forno de homogeneização, local onde serão aquecidos por determinado tempo e temperatura, variando de acordo com o diâmetro e a liga do tarugo, sendo em seguida resfriados nos bancos de resfriamento.

Este processo irá reorganizar e controlar a microestrutura do material, melhorando suas características metalúrgicas, tais como propriedades mecânicas e extrudabilidade, estando o tarugo pronto para ser utilizado.



Excelência, compromisso e garantia

Ibrap Vista Aérea

Ibrap Vista Aérea